História

Como já observamos no título deste post, o profissional de História, ou seja, o historiador, estuda o passado humano em seus vários aspectos: economia, sociedade, cultura, ideias e cotidiano, buscando resgatar a memória da humanidade e ampliar a compreensão da condição humana.

Carreira profissional

Seu trabalho se baseia, principalmente, na pesquisa de documentos, como manuscritos, impressos, gravações, filmes, objetos, jornais e fotos.

Depois de selecionar, classificar e relacionar as informações levantadas em bibliotecas, arquivos, entrevistas ou estudos arqueológicos, o historiador faz a datação do fato ou do objeto, confere sua autenticidade e analisa sua importância e seu significado para a compreensão dos acontecimentos históricos.

Sabemos que a maior parte dos cursos de Histórias que são ofertados hoje, são de licenciatura, mas a área de atuação é mais abrangente.

Com a licenciatura, você estará apto a dar aulas em Escolas de Educação Básica nos níveis Fundamental e Médio, e no Ensino Superior, além de aulas nos cursos de História, poderá ministrar disciplinas em outras graduações como Arquitetura e Urbanismo e Museologia.

Mas caso queira exercer sua profissão em outras áreas, saiba que você poderá trabalhar com consultoria em ONG’s, Cinemas, TV’s, Óperas, Teatros e até em barracões de Escolas de Samba. O mercado é muito segmentado entre a pesquisa, o ensino e a consultoria, e você como historiador poderá desempenhar seu papel em todas estas frentes.

Quer saber mais confira em nosso site.