Pedagogia

Geralmente a primeira pergunta que todo mundo que deseja cursar Pedagogia faz é:

“ Para fazer Pedagogia, precisa gostar de criança? ”

O foco do curso de pedagogia, em geral, é a primeira infância – estudar o desenvolvimento das crianças, a alfabetização delas e os conhecimentos que devem ser ensinados nessa faixa etária.

O curso de Pedagogia tem com objeto de estudo a educação, e sua matriz curricular busca melhorar a qualidade dos processos de ensino e aprendizagem, apresentando aos alunos disciplinas sobre métodos e sistemas pedagógicos e orientando-os referente ao papel do professor neste processo.

Após concluir o curso, o profissional estará habilitado a dar aula em educação infantil e no ensino fundamental I (primeiro ao quinto ano).

Apesar disso, existem outros campos de atuação para o pedagogo e é sobre isto que falaremos hoje no blog!

Com esta formação é possível também trabalhar no EJA (Ensino de Jovens e Adultos), na formulação de materiais didáticos e de cursos à distância ou em cargos de gestão escolar, como diretor, coordenador ou orientador pedagógico.

Ainda na área escolar, o pedagogo, além de poder lecionar, pode trabalhar com administração escolar, gerenciando os estabelecimentos de ensino, e ainda na área de licenciatura, poderá trabalhar com educação especial, junto à alunos com deficiência, orientação educacional, pedagogia empresarial, desenvolvendo projetos educacionais, nos campos social e cultural, supervisão escolar e treinamento de recursos humanos.

Isto, porque existem também espaços não-escolares que empregam pedagogos: ONGs, hospitais, museus e o setor de recursos humanos de empresas.

A rede hospitalar também contrata muitos pedagogos, assim como grandes empresas em busca de profissionais que atuem na área de educação corporativa.

Após algumas modificações nas diretrizes curriculares que compõe o curso de Pedagogia, pelo Conselho Nacional de Educação, em 2006, o aluno deixou de escolher a habilitação somente na área em que desejava atuar e o curso passou a ser mais generalista e a abrir mais portas.

Se você deseja ser pedagogo, saiba que através da escolha de sua profissão há muitos caminhos a serem seguidos!

Quer saber mais confira em nosso site.