Ciências Contábeis

Você que chegou a este blog e mais especificamente a este post já deve ter lido por aí que o futuro das Ciências Contábeis é incerto, e que devido ao crescimento dos sistemas de informações, especula-se que os processos contábeis dentro de uma empresa serão agilizados a tal ponto que não será mais necessário ter um contador, certo?

Então calma, que a gente vai te esclarecer tudo! Por mais que as ferramentas desenvolvidas na área da informática contribuam para a organização e otimização dos processos, o trabalho dos contadores é essencial, pois há decisões, análises e orientações que não poderão ser substituídas por um computador. Toda empresa precisa de um contador responsável pelo controle de suas contas, registros de seus negócios, recolhimento de impostos, assinatura de balanços e outros documentos oficiais. Funções como controladoria e auditoria nunca poderão ser substituídas por programas de computador.

Nosso curso

Para o aluno de Ciências Contábeis, independente da área em que você escolher atuar, terá que saber lidar com pessoas. Isso porque seu trabalho não será somente analisar os números de uma empresa. Com o passar do tempo, o contador ganhou mais importância e passou também a auxiliar o gestor na tomada de decisões. Como detentor das informações contábeis da empresa, ele deixa de ser somente um “guarda-livros” da empresa e não fica mais restrito somente às análises financeiras ou elaboração de relatórios.

As áreas de atuação do profissional de Ciências Contábeis incluem a controladoria, responsável por toda a parte financeira de uma empresa, e consequentemente, uma grande equipe para gerenciar, ou uma consultoria contábil, gerenciando a área,fiscal, tributária e financeira da empresa,ou área de Auditoria responsável por emitir parecer da autenticidade das informações contábeis, ou área de Perícia Contábil, seja como perito judicial ou assistente auxiliando os juízes nas questões societárias. Se preferir, também pode atuar de forma autônoma. No serviço público, são inúmeras as áreas de atuação do profissional de Ciências Contábeis, desde contador público até auditor fiscal.

Mas é importante salientar que para exercer a profissão de contador, é necessário, após a conclusão da graduação, prestar o Exame de Suficiência para obter o registro no Conselho Regional de Contabilidade (CFC) que confere o registro para o desempenho da função.

Quer saber mais confira em nosso site.