banco de dados

Carreira profissional

As empresas precisam de um bom profissional, que saiba administrar seus dados com segurança e performance. Para isto, surge o Administrador de Banco de Dados, ou o DBA – Database Administrator – que é o responsável direto por gerenciar toda a estrutura que envolve o armazenamento, manipulação e manutenção de um banco de dados.

Entre outras responsabilidades, o trabalho de um DBA envolve avaliar o hardware do servidor do banco de dados, instalar o software do banco de dados, fazer backups, gerenciar usuários e recuperar bancos de dados.

Nosso curso de Banco de Dados forma o aluno para projetar, modelar, implementar, testar e gerenciar bancos de dados através de aulas teóricas e práticas, voltadas principalmente à análise e programação de sistemas e redes de computadores, ao longo da formação. O aluno também vai aprender a avaliar o desempenho do sistema, a realizar o planejamento da segurança das informações, e a fazer a leitura dos dados,  para que ele proponha melhorias a ajude nas tomadas de decisões.

Se deseja seguir essa profissão, o blog dá a dica: além de ter um grande conhecimento de banco de dados, entender a arquitetura de computadores e sistemas operacionais, o profissional também deve ter facilidade de concentração, saber agir sobre pressão, além de aprender e se atualizar sempre.

Empresas de tecnologia são tradicionais empregadoras, além de grandes indústrias e órgãos públicos que tem o seu próprio departamento de TI. Ainda há a possibilidade de atuar por conta própria, prestando serviços. O mercado tem uma grande demanda por DBA’s, mas existem poucos profissionais disponíveis. Trata-se de uma grande porta aberta para uma das profissões mais cobiçadas na área de TI.

Quer saber mais confira em nosso site.