Segunda Licenciatura

Realizar uma segunda licenciatura em 1 ano ou em 6 meses é possível? Sim, pois com a crescente demanda por professores no Brasil, várias ofertas de cursos nesta modalidade estão sendo ofertados por diversas instituições de ensino, porém o aluno deve adotar alguns critérios na escolha pelo local aonde vai cursar esta graduação.

Neste post, vamos ajudar você a esclarecer algumas dúvidas sobre esta modalidade de graduação.

Dúvidas frequentes

• A Segunda Licenciatura é válida como uma licenciatura “normal”?

R: A Segunda Licenciatura é válida como qualquer outra licenciatura. Não há diferenças. Toda e qualquer licenciatura habilita o profissional para lecionar em determinada disciplina.

• Cursei minha faculdade de Pedagogia em 4 anos. Como posso conseguir outro diploma em 6 meses?

R: A carga horária da Segunda Licenciatura é complementar, ou seja, tirando as disciplinas pedagógicas que você já cursou em Pedagogia, sobram as outras disciplinas que são específicas de cada curso. A Segunda Licenciatura é um aproveitamento do que já foi cursado anteriormente, sobrando somente as disciplinas específicas para cursar.

• O Estágio Obrigatório precisa ser cumprido na Segunda Licenciatura?

R: Sim. A carga horária a ser cumprida nesta modalidade é de 300 horas.

• A Segunda Licenciatura é regulamentada?

R: Sim, pela resolução Nº 2 do Conselho Nacional de Educação publicada recentemente pelo MEC em 01/07/2015 com as novas regras para licenciaturas, cursos de formação pedagógica para graduados e segundas licenciaturas, assim como para cursos destinados ao desenvolvimento profissional para o exercício do magistério. A resolução aplica-se à formação de professores e gestores para atuar na educação básica, em todas as etapas e modalidades, nas diferentes áreas do conhecimento. Para o interessado, a exigência é que a graduação concluída seja relacionada à habilitação concluída (Exemplo: me formei em Pedagogia e agora desejo cursar História = cursos equivalentes).

• Meu certificado de conclusão de curso e meu diploma são aceitos no mercado de trabalho e em concursos, por exemplo?

R: Sabemos que alguns problemas sérios estão ocorrendo, como o não aceite do certificado e/ou diploma por parte de algumas comissões avaliadoras de concursos e processos seletivos. Diante deste quadro, muitos professores que estão em busca da segunda licenciatura ficam em dúvida sobre qual instituição escolher e até se esta modalidade de graduação é válida. Porém, estes documentos são válidos e comprovam a sua graduação no curso que você escolheu.

• Como posso saber se estou ingressando em um curso de Segunda Licenciatura regularizado?

R: Consulte a instituição de ensino no MEC. Evite contratar o curso de segunda licenciatura com intermediários como agentes, institutos e outros que não possuem autorização do MEC e utilizam de faculdades “parceiras” para certificar os alunos. Normalmente esse certificado é emitido por instituições com nota baixa no MEC e com pouca credibilidade no mercado. Prefira realizar sua segunda licenciatura diretamente com a instituição de ensino superior e verifique a nota do curso, se está regularizado, qual o conceito da instituição junto ao MEC.

A Sumaré oferta os seguintes cursos de Segunda Licenciatura: Pedagogia, História, Geografia, Letras – Língua Portuguesa e Letras – Língua Inglesa, distribuídos nas unidades Sumaré, Tatuapé I e Belém.

Quer saber mais sobre os cursos.