O ENADE – Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes é um dos procedimentos de avaliação do SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). O ENADE é realizado pelo INEP (Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), autarquia vinculada ao MEC (Ministério da Educação).

O ENADE é componente curricular obrigatório aos cursos de graduação e é aplicado aos estudantes de todos os cursos de graduação, durante o primeiro (ingressantes) e último (concluintes) ano do curso. No histórico escolar do aluno, só constará a informação sobre o ENADE, caso a situação dele esteja regular em relação a essa obrigação, atestada pela sua participação na prova, ou quando for o caso, a dispensa oficial por parte do MEC.

O objetivo do exame é o acompanhamento do processo de aprendizagem e do desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação. Além disso, o exame é o principal componente para o cálculo dos indicadores de qualidade dos cursos e das instituições de ensino superior do país. Os estudantes são obrigados a fazer o exame (caso não haja dispensa) para receber o diploma, mas não há desempenho mínimo obrigatório.

Graças ao excelente desempenho de nossos alunos no ENADE de 2015, temos 3 cursos figurando entre os melhores do Brasil: Logística, Gestão Financeira e Secretariado Executivo Bilíngue; 3 cursos entre os melhores do Estado de São Paulo: Gestão de Recursos Humanos, Marketing e Ciências Contábeis; e o curso de Administração aparece entre os melhores da Cidade de São Paulo.

ENADE – Faculdade Sumaré

O exame deste ano, será realizado no dia 26/11/2017 a partir das 13h30 (horário de Brasília), e os cursos da Sumaré que serão avaliados são: Ciência da Computação, Sistemas da Informação, Redes de Computadores, Gestão da Tecnologia da Informação, Geografia, História, Letras (Português e Inglês) e Pedagogia. O local da prova será informado pelo MEC.

Nós do blog desejamos a todos uma boa prova! : )