Tão importante quanto escolher a profissão que você vai seguir, é prestar atenção na titulação do curso superior, ou seja, saber se o diploma recebido será de bacharel, licenciado ou tecnológico. Neste post, nós aqui do blog vamos te explicar o que é cada uma destas titulações.

Bacharelado

É o tipo mais comum de graduação. Corresponde a cerca de 60% de todos os cursos que são oferecidos no país. Os cursos desta área costumam formar profissionais mais generalistas, pois eles possuem uma formação mais abrangente. Se você optar por cursar algum bacharelado, saiba que você vai receber uma boa base teórica e científica e, ao final do curso, poderá atuar em diversos setores do mercado de trabalho.

Trata-se de uma área ideal para quem quer seguir carreira atuando em empresas ou por conta própria. A duração dos cursos é geralmente de 4 a 5 anos. Na Sumaré você poderá se tornar um bacharel em Secretariado Executivo Bilíngue, Sistemas de Informação, Ciências Contábeis, Ciência da Computação e Administração, que é um dos cursos de bacharelado mais procurados do Brasil.

Licenciatura

Para quem pretende atuar na área da Educação, os cursos desta titulação são os ideais. Os cursos desta área correspondem a 20% das graduações oferecidas no país. Para lecionar nas turmas do segundo ciclo do Ensino Fundamental e no Ensino Médio é necessário cursar uma licenciatura em um campo específico do conhecimento. Neste caso, na Sumaré você poderá se licenciar em Geografia, História e Letras com habilitações em Língua Portuguesa, Inglesa ou Espanhola.

Já para atuar lecionando nas turmas de Educação Infantil e no primeiro ciclo do Ensino Fundamental é indicado que você curse licenciatura em Pedagogia, curso que a Sumaré também oferece. Neste caso, além de poder atuar em sala de aula, você também poderá ocupar cargos de gestão escolar, como a coordenação pedagógica ou a direção, por exemplo. A duração dos cursos de licenciatura são de 3 a 4 anos e Letras e Pedagogia estão entre os mais procurados.

Tecnológico

São cursos que tem a duração mais curta, e possuem foco na prática formando o aluno para atividades específicas, diferentes dos cursos de bacharelado que tem maior duração e são mais generalistas, como vimos anteriormente no post. Estes cursos correspondem a 20% de todos os cursos de graduação. Se você procura uma formação mais técnica, em nível superior, e que permita uma inserção rápida no mercado de trabalho, estes cursos são ideais para você. Mas atenção: as funções do tecnólogo são mais limitadas se comparadas com as do bacharel na mesma área.

Na Sumaré você poderá escolher entre os seguintes cursos para se tornar um tecnólogo: Sistemas para Internet, Gestão de Segurança Privada, Redes de Computadores, Marketing, Gestão da Tecnologia da Informação, Gestão Financeira, Gestão de Eventos, Comunicação Institucional, Logística e Gestão de Recursos Humanos, estes dois últimos figuram entre os cursos mais procurados. A duração média varia de 2 a 3 anos.

Quer saber mais acesse.