Quando a volta às aulas se aproxima, o frio na barriga para os calouros dos cursos de graduação, principalmente, é inevitável e há a preocupação com os desafios que serão encontrados nesta nova fase da vida acadêmica. Para os alunos veteranos, sempre rolam aquelas promessas de início de semestre: “dessa vez vai ser diferente” ou “agora vamos estudar mais…”, mas basta as aulas começarem e já bate aquela sensação de “estou perdido!”.

Na maioria das vezes isso acontece porque nós não nos preparamos antes para enfrentar esta nova jornada de estudos, no caso dos alunos mais experientes. Já os novatos não precisam se assustar, porém o dia a dia na faculdade é muito diferente do que você já está acostumado, então, já comece a se preparar!

As aulas terão um ritmo mais rápido, o conteúdo será mais denso, há muitas leituras extras, os trabalhos serão mais rigorosos, assim como os professores. Isso te trará mais autonomia e você amadurecerá muito durante a graduação.

Quer se dar bem na volta ás aulas? Então se liga nestas dicas que o Blog preparou pra você:

1. Não tenha pressa

Não precisa voltar à rotina de estudos de forma abrupta. Faça isso progressivamente e respeite o seu ritmo. Geralmente, já nos primeiros dias de aula, os professores costumam agendar as datas de provas, entregas de trabalhos e apresentações de seminários. Portanto, fique atento e não deixe nada para a última hora! Se organize e não deixe as matérias e as tarefas se acumularem.

2. Matéria dada é matéria estudada

Sabemos que é bem difícil ter pique para reler e revisar o que você acabou de aprender em sala de aula, mas é um fato: se você tiver disciplina e estudar, nem que seja um pouco, do que já foi visto, as chances de absorver e guardar o conteúdo com maior facilidade são maiores! Isso vai te ajudar a não ter que fazer maratonas mágicas na noite antes da prova.

3. Descanse

Não adianta querer fazer tudo de uma vez. Pode ser que você se empolgue com as disciplinas e queira ler todos os textos possíveis de uma vez para se inteirar do assunto. Ou então você pode acabar se preocupando e achando que não dará conta de fazer todos aqueles trabalhos e tentará executar tudo de uma vez só. Não coloque o carro na frente dos bois! Descansar regularmente é tão importante quanto estudar.

4.Mantenha-se focado em seus objetivos

Qual a carreira você quer seguir? O que te motivou a escolher esta profissão? Lembre-se sempre do que você almeja para o seu futuro pessoal e profissional, desde o momento que em que você decidiu entrar na faculdade. Pense que é preciso ter dedicação para alcançar os seus sonhos. Esta é uma boa forma de adquirir energia para voltar à rotina padrão de estudos e se concentrar na sua vida acadêmica.

Esperamos que estas dicas te ajude a voltar às aulas com energia total! Fique de olho no Calendário Escolar para se organizar melhor!