Neste dia 08 de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher, e para celebrar esta data, nosso Blog vai abordar a importância da mulher no mercado de trabalho atual.

Engana-se quem pensa que a situação da mulher melhorou radicalmente com a independência que conquistou ao longo do tempo. Filhos, casa, trabalho, faculdade…. Hoje, ela tem que dar conta de mais coisas do que suas avós, por exemplo, porque além do papel que suas avós desempenhavam na sociedade, foi acrescida diversas funções.

Ou seja, além de cuidar da casa e dos filhos, ela ainda tem que se destacar no trabalho, muitas vezes tendo que se esforçar mais do que os homens para mostrar suas qualidades, e ainda arranjar um tempo na sua corrida rotina para se dedicar a sua qualificação profissional através de cursos de graduação e afins.

Em meio a todas essas controvérsias, o papel da mulher no mercado de trabalho é de suma importância. Hoje, algumas delas, possuem altos cargos em grandes empresas e são responsáveis por parcela significativa do mercado de trabalho. Mas para chegar lá, tiveram que se esforçar para mostrar suas competências.

Segundo dados, o número de mulheres com carteira assinada na última década praticamente dobrou. Mas, mesmo com esse cenário favorável, uma das maiores dificuldades das mulheres no mercado de trabalho está em superar as desigualdades salariais.

É comum vermos mulheres no mesmo cargo que um homem, com a mesma qualificação profissional recebendo menos. O que a sociedade aos poucos está compreendendo é que a força feminina no meio profissional hoje em dia, é indispensável.

Na Faculdade Sumaré, atualmente 65% de nossos alunos são mulheres. Com destaque para cursos aonde a abrangência masculina geralmente é maior, como Administração (61% mulheres) e Ciências Contábeis (55% mulheres).

Os cursos de graduação aonde as mulheres “dominam o território” na Sumaré são Secretariado Executivo Bilíngue (97%), Pedagogia (96%) e Gestão de Recursos Humanos (84%).