Por: Professor Clóvis Furlanetto. 

 

Alunas de Recursos Humanos conhecem Sala de Escape Game

Foi no dia 26 de Junho de 2018 que alunas da unidade São Mateus da Faculdade Sumaré, orientadas pelo professor Clóvis Furlanetto, tiveram a oportunidade de conhecer na prática uma das ferramentas que mais cresce no mundo corporativo para Gestão de Recursos Humanos. As salas de Escape Games fornecem aos participantes momentos lúdicos em temas diferenciados para a solução de enigmas e uma divertida aventura em grupo.

Para o mundo empresarial os Escape Games fornecem uma solução criativa e efetiva na análise e solução de conflitos, pois funcionários de determinados setores ou diferentes departamentos são colocados em situações fora de seu convívio natural e analisados em seu comportamento para a solução de crises e problemas de relacionamento entre equipes. Ainda podemos utilizar este conceito em uma dinâmica de grupo para o preenchimento de uma vaga.

As alunas do curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos tiveram sua primeira imersão neste mundo de enigmas e mistérios na sala “A Máfia” da empresa Escape Hotel (www.escapehotel.com.br), uma das pioneiras neste tipo de atividade no Brasil. A dinâmica desta sala divide o grupo em duas famílias de mafiosos que devem adquirir áreas na cidade e assim serem as “donas” do perímetro urbano, mas surpresas e traições são as adversidades que podem ocorrer para atrapalhar os planos destes mafiosos.

Com um tempo de 60 minutos as integrantes precisaram utilizar todos os seus conhecimentos, habilidade e muita participação em equipe para desvendar os diversos elementos, chegarem às conclusões necessárias e escaparem desta sala cheia de armadilhas. E conseguiram sua liberdade faltando 8 minutos e 17 segundos para o final da atividade.

Nos conceitos de educação corporativa que representa a aquisição da competência em empreender um forte processo de aprendizagem e gestão do conhecimento, de acordo com a visão e missão da instituição apresentados em aula para os alunos de Gestão de Pessoas da faculdade Sumaré, a metodologia para o desenvolvimento de treinamentos efetivas foram evidenciadas ao final do jogo.

O Escape Hotel forneceu todas as condições para que pudessem ser avaliadas as condições em que foram inseridas as pessoas da equipe e de que forma o que foi aprendido em sala de aula foi aplicado na prática. Além disso, as alunas puderam contribuir com uma campanha social promovida pelo site A Toupeira (www.atoupeira.com.br) para ajudar uma ONG de apoio a animais carentes e sua ajuda foi essencial para que o “Projeto Cão Sem Fome” (www.caosemfome.blogspot.com) possa adquirir cobertores nesta época de inverno para os animais assistidos pela entidade.

Da esquerda para a direita: Thais Santos de Araújo, Talita Assunção dos Santos, Clóvis Furlanetto, Talita Correia de Oliveira, Isabel Cristina Nogueira, Adriana Rodrigues da Silva, Leticia Alves da Silva , Renata Carvalho Nogueira  e Bruna Dias.