Por:

Sabe quando você precisa ganhar vocabulário em inglês porque fica gaguejando toda vez que tenta conversar com alguém?

Então, a solução para isso é simples: muita leitura e contato com o idioma. Não existe receita mágica nesse caso. É preciso ter paciência e perseverança para conseguir aprender mais palavras e ampliar a capacidade de comunicação.

O negócio não acontece da noite para o dia, então é melhor encarar logo e se dedicar porque o processo leva tempo e depende muito da sua dedicação, ok?

9 dicas para melhorar o vocabulário em inglês

 

  1. Leia sobre assuntos interessantes para você
    A dica mais recorrente entre os especialistas no assunto é que a leitura é uma peça-chave no processo de aprimoramento de vocabulário em inglês. O ideal é começar por aquilo que você gosta. Pegue aquele livro sobre um filme que você já viu, ou busque as editorias sobre entretenimento ou esportes. O foco aqui é aprender com diversão.
  2. Anote três palavras por dia
    Como o dia acaba sendo cheio de compromissos, a ideia é colocar uma meta fácil de ser alcançada para que a frustração não apareça logo de cara. Anotar, pelo menos, três palavras por dia pode ser um começo. Daí, você avalia o quanto isso é possível de acordo com a sua rotina. Dessa forma, você mantém o ânimo para continuar a sua jornada.
  3. Centralize tudo em um só lugar
    Seja em um caderno de anotações, celular ou computador, o importante mesmo é deixar todas as palavras em um lugar só. Veja qual é a melhor opção para você e para o seu dia a dia. Se você é mais tecnológico, escolha um desses meios como seu aliado na hora de anotar tudo. Se você é daqueles que precisa do contato com o caderno, lápis e caneta, não perca esses recursos de vista.
  4. Escreva a palavra em uma frase
    Só o fato de você escrever a palavra em uma frase vai ajudar bastante no processo de fixação do significado dela. O processo de escrita ajuda muita gente a memorizar as palavras. Faça algumas tentativas e veja se isso também funciona para você.
  5. Aprenda outras formas dessa palavra
    Conhecer as outras formas dessa palavra, como adjetivo, verbo, advérbio e substantivo também vai fazer com que você dê aquela turbinada na ampliação de vocabulário em inglês. Não se esqueça de fazer esse exercício. Monte uma tabela com essas informações e, se for necessário, pesquise o que você não souber. Isso também vai ajudar muito a aprender e a conhecer ainda mais palavras em inglês.
  6. Mantenha o ouvido ocupado
    Assistir a seriados e a filmes, escutar rádio e podcasts podem ser outras ótimas estratégias para aumentar o vocabulário em inglês. Uma dica que pode ajudar é assistir aos Ted Talks, aquelas pequenas palestras sobre os mais variados assuntos. Lembre-se sempre de dar preferência para aqueles temas dos quais você mais gosta, certo?
  7. Use um bom dicionário inglês-inglês
    Deixe a preguiça de lado e passe a usar um dicionário inglês-inglês. Você vai ver que isso vai mudar a sua vida e a sua bagagem para novas palavras. Se você precisa de indicação de bons dicionários, anote aí: Merriam-webster e Oxford.
  8. Estude as palavras
    Vamos combinar que ter todo esse trabalho de ler e buscar palavras que você não conhece não adianta se você não estudá-las, certo? Reserve um tempo para se concentrar e estudar as palavras e seus significados. Repita, fale em voz alta! Vá testando o que funciona melhor para o seu processo de fixação.
  9. Tente usar as palavras para fixar o significado
    Quem é expert no assunto também afirma que é necessário usar a palavra nova em até três circunstâncias diferentes para fixar e realmente aprendê-la. Então, não economize nessas tentativas para aumentar seu vocabulário em inglês.

 

Resumindo

Mantenha a diversão, tenha um caderno de anotações e use a palavra nova aprendida sempre que puder.

O que não pode faltar para aumentar vocabulário em inglês

Você precisa entender que o processo de aprendizagem e de aprimoramento de vocabulário em inglês está diretamente ligado ao fato de que isso precisa ser prazeroso e divertido. Quanto mais você conseguir isso, mais fácil será para você lembrar o significado das palavras.

Por exemplo, se você gosta de uma música em inglês e descobre uma palavra que não sabe o significado, é possível encontrar mais facilidade para memorizá-la justamente porque você gosta dessa música.

Bolsa de estudo para cursos de Inglês

Sua série favorita também pode trazer um volume bom de palavras novas para seu vocabulário em inglês, assim como seus livros preferidos. Não se esqueça de que a memória da gente é capaz de assimilar melhor as coisas quando existe uma ligação ou associação com o que se está tentando guardar de informação.

Na internet, você também encontra muitas técnicas de memorização que podem ajudar. Uma boa referência é o canal EngVid, que ajuda muita gente com dicas sobre o idioma de uma forma geral. Fique de olho!

Lembre-se

O processo para você conseguir melhorar o seu vocabulário leva tempo. Tenha paciência e você verá os resultados.

E aí? Preparado para melhorar seu vocabulário em inglês e dominar ainda mais o idioma? Quais são as técnicas que funcionam melhor para você enfrentar esse desafio?

 

Veja também
7 dicas para melhorar sua conversação em inglês
Como melhorar seu inglês para viagem?

Saiba mais sobre a Sumaré e conheça também a opinião dos alunos na página de avaliação da faculdade.

 

Quer saber mais sobre a Sumaré acesse: Vestibular 2019.

#VEMPRASUMARE