O professor Vital Mancini Filho, compartilhou as atividades que ocorreram durante este semestre, com alunos do curso de Pedagogia, da Unidade Tataupé I. Confira em nosso Blog. ACESSE.

“Ciclo de Palestras Sobre Práticas Pedagógicas Exitosas”

APRESENTAÇÃO
Com a finalidade de trazer experiências pedagógicas exitosas, a professora mestre Telma de Cássia Ferreira de Souza Marques organizou no mês de maio, na Unidade Tatuapé 1, um ciclo de palestras cuja finalidade foi relatar a experiência de três educadores.
Este evento contou com a participação dos seguintes educadores: a professora Mestre Andressa Martins M. Santos, o professor Mestre Rodrigo Magalhães Libanio e a professora Mestra Soraya Lucato. Para os alunos da Licenciatura em Pedagogia, estes relataram experiências pedagógicas exitosas.

OBJETIVOS:
– Contribuir na formação inicial dos alunos da Licenciatura em Pedagogia, por meio de relatos de experiência pedagógicas exitosas feitas por educadores.

COMPONENTES CURRICULARES:
– Metodologia do Ensino de História e Geografia,
– Multiculturalismo nas Relações Escolares,
– Fundamentos Lúdicos e Metodológicos de Educação Infantil.
– Saberes e Fazeres da Educação Infantil
– Sociologia da Infância,
– Metodologia de Arte.
– Metodologia de Língua Portuguesa
– Gestão Escolar e
– Prática de Ensino.

CRONOGRAMA DAS PALESTRAS:

1 – “Formando Formadores” – Dia 06/05/2019
Palestrante: Professora Mestre Andressa Martins M. Santos

2 – “As Habilidades do Professor na Hora do Conto” – Dia 07/05/2019.
Palestrante: Professor Mestre Rodrigo Magalhães Libanio.

3 – “Como Nascem Os Desenhos: Um Novo Olhar Sobre a Expressão da Criança” – Dia 09/05/2019
Palestrante: Soraya Lucato.

PROFESSOR ORGANIZADOR DO EVENTO:
– Professora Mestre Telma de Cássia Ferreira de Souza Marques.

PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS PALESTRAS
– Professor Doutor Robson Belchior Oliveira Chavier.
– Professora Mestre Marta Lúcia da Silva.
– Professora Mestre Telma de Cássia Ferreira de Souza Marques.
– Professora Mestre Virgínia Vieira Marcondes.
– Professora Mestre Maria Helena Machado Farina.
– Professora Mestre Josefina Valentini de Santi.
– Professora Mestre Eliana Costa da Cruz de Negreiros
– Professora Doutora Lisandra Marisa Príncepe

“Currículo e Inserção Social: Vivenciando Práticas Educacionais Transformadoras”

APRESENTAÇÃO
Com a finalidade de dar uma dimensão vivencial e prática à missão da Faculdade Sumaré, “Educação para uma Mentalidade Transformadora”, os professores Robson Belchior Oliveira Chavier e Marta Lúcia da Silva, organizaram uma série saídas técnico-pedagógicas para os alunos da Unidade Tatuapé 1.
A maioria dos alunos são da Licenciatura em Pedagogia, mas também contou com a participação de alunos das licenciaturas de História, Geografia e Letras.

OBJETIVOS:
– Contribuir para o desenvolvimento de um olhar interdisciplinar envolvendo os saberes trabalhados nas disciplinas: Metodologia de História e Geografia, Sociologia da Infância, Gestão Escolar, Prática de Ensino, Metodologia do Ensino de Artes e Multiculturalismo.
– Contribuir para transformações sociais com a finalidade de construção de uma sociedade mais justa.
– Contribuir para desconstrução de visões preconceituosas e na diminuição da discriminação de todos os tipos: de classe, de etnia, de gênero, de ideologia, de origem social e de religião.
– Contribuir na construção de uma cultura focada na: sustentabilidade, na cidadania e na convivência com a diversidade, por uma mentalidade transformadora de sociedade e educação.

COMPONENTES CURRICULARES:
– Metodologia do Ensino de História e Geografia,
– Multiculturalismo nas Relações Escolares,
– Sociologia da Infância,
– Gestão Escolar e
– Prática de Ensino.

CRONOGRAMA DAS SAÍDAS PEDAGÓGICAS:
1 – Fazenda Parque do Carmo – Itaquera – Dia 30/03/2019
2 – Cidade de Guararema – Dia 28/04/2019.
3 – Roça do MST Movimento Sem Terra – Franco da Rocha – Dia 04/05/2019
4 – Aldeia Guarani Krucutu – Parelheiros – Dia 18/05/2019
5 – Quilombo Cafundó – Salto de Pirapora – Dia 01/06/2019

PROFESSORES AUTORES E ORGANIZADORES DO PROJETO:
– Professor Doutor Robson Belchior Oliveira Chavier e
– Professora Mestre Marta Lúcia da Silva.

PROFESSORES QUE PARTICIPARAM DAS SAÍDAS TÉCNICO-PEDAGÓGICAS
– Professor Doutor Robson Belchior Oliveira Chavier.
– Professora Mestre Marta Lúcia da Silva.
– Professora Mestre Telma de Cássia Ferreira de Souza Marques.
– Professora Mestre Raquel Gomes D`Alexandre.
– Professora Mestre Virgínia Vieira Marcondes.
– Professora Regina Maria da Silva
– Professora Mestre Maria Helena Machado Farina
– Professora Mestre Josefina Valentini de Santi

1 – Fazenda Parque do Carmo – Itaquera – Dia 30/03/2019

2 – Cidade de Guararema – Dia 28/04/2019.

3 – Roça do MST Movimento Sem Terra – Franco da Rocha – Dia 04/05/2019

4 – Aldeia Guarani Krucutu – Parelheiros – Dia 18/05/2019

PROJETO: “Pedagogos e o Ingresso na Carreira Docente”

APRESENTAÇÃO:
No dia 28 de maio, na Unidade Tatuapé I, os professores Márcio Camara Xavier e Lisandra Marisa Príncepe organizaram uma roda de relatos de experiências de ex-alunos, pedagogos formados pela Faculdade Sumaré. Cada convidado contou às alunas do 1º semestre do curso de Pedagogia um pouco das suas trajetórias como educadores.

OBJETIVOS:
– Contribuir na formação inicial de alunos de Licenciatura em Pedagogia, por meio do relato de experiências profissionais.
– Fornecer subsídios para empregabilidade e informações sobre diversificadas possibilidades profissionais no campo da Pedagogia.

COMPONENTES CURRICULARES:
– Introdução à Pedagogia.

PARTICIPANTES CONVIDADOS (Pedagogos formados pela Faculdade Sumaré):
– Antônio Marcos Felipe do Nascimento
– Denise Beraldo
– Maria de Lourdes da Silva
– Paulo César Pinheiro de Oliveira Júnior
– Thais Cristina Mota de Jesus

 

Quer saber mais sobre a Sumaré acesse: Vestibular 2019.

#VEMPRASUMARE