Cursos: Educação Bilíngue e Coordenação Pedagógica Bilíngue.

Cursos com abordagens distintas e inéditos no Brasil, totalmente direcionados a profissionais interessados em investigar e compreender as demandas do cotidiano de ambientes escolares bilíngue.

Conheça os diferenciais de cada curso e garanta sua vaga!

Turmas de Outubro.

EDUCAÇÃO BILÍNGUE

Especialização – Lato Sensu – Modalidade Presencial

Público-Alvo

Este curso destina-se a docentes de todas as áreas de conhecimento, coordenadores e gestores da área de Educação que pretendem potencializar sua formação para o exercício das atividades referentes à docência, orientação e gestão escolar bilíngue e/ou internacional.

Perfil do Curso

Formar um profissional reflexivo que desenvolva saberes relacionados à ação docente; propiciar a articulação entre formação inicial e continuada dos participantes que serão responsáveis pela organização da aprendizagem e da ensinagem em seus ambientes de trabalho; desenvolver o pensamento crítico em relação à educação em língua adicional; estimular e promover o ensino de L2 voltada à educação; contribuir para a reflexão sobre esta nova modalidade educacional e possibilitar o desenvolvimento linguístico em L2.

Perfil do Egresso

Ser graduado em qualquer área da educação básica (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Sociais) ou graduado em áreas afins – como Psicologia, Educação, Gestão Escolar;

Ter nível linguístico mínimo B1 de acordo com o CEFR (Common European Framework), ou seja, habilidade leitora bem constituída.

Duração: 18 meses

Carga Horária: 360 horas

Encontros Semanais

Sábados, das 8h às 13h15

Unidade Sumaré

Avenida Dr. Arnaldo, 1793

Investimento: 18 parcelas de R$467,73

Grade

O curso propõe 360h-aula em 12 disciplinas, organizadas em três grandes eixos temáticos ou áreas de pesquisa: Identidade e Organização, Letramento e Diversidade e Gestão e Orientação Escolar.

Disciplinas:

Educação e Linguagens

Abordagens Pedagógicas – Educação Infantil e Séries Iniciais

Mente, Cérebro, Saúde e Educação

Organização e gestão da grade curricular

Abordagens Pedagógicas – EAD

Abordagens Pedagógicas – CLIL e EMI – Imersão Bilíngue

Abordagens Pedagógicas – Multiletramentos

Abordagens Pedagógicas – Itinerários EM: diversas metodologias

Fundamentos Pedagógicos

Abordagens Pedagógicas – Educação Inclusiva: NEE

Saberes Docentes

Programas Bilíngues e Internacionais – Currículo: desafios e possibilidades

Monografia

Profa. Dra. Monica Hermini de Camargo

Profa. Mestre Maria Elena de Abreu Vercesi

Perguntas mais frequentes

COORDENAÇÃO PEDAGOGIA BILÍNGUE

Especialização – Lato Sensu – Modalidade Presencial

Público-Alvo

Este curso destina-se a docentes, coordenadores e gestores da área de Educação que pretendem potencializar o desenvolvimento de um conjunto de competências e habilidades técnicas, sociais e emocionais que serão utilizadas em suas atividades.

Perfil do Curso

Curso interdisciplinar, totalmente direcionado aos interessados em assumir cargos na coordenação de cursos livres em escolas de idiomas, de área ou departamento de língua inglesa ou ainda de cursos bilíngues nos segmentos de educação básica e superior. Concebido para atender às diversas demandas da função de coordenação pedagógica em relação aos diferentes cenários e às várias esferas do cotidiano escolar.

Para além do domínio técnico do ensino da língua, estes coordenadores têm que lidar com os novos desenhos curriculares dos cursos regulares e extracurriculares, com as várias abordagens para o ensino de línguas estrangeiras, com a compreensão de diretrizes nacionais e internacionais, com a gestão da comunidade escolar, com o aconselhamento de jovens que querem concorrer a oportunidades de estudo no exterior. Enfim, falar em coordenação de língua inglesa na atualidade é falar em uma complexa liderança de processos, pessoas e resultados.

Perfil do Egresso

Ser graduado em áreas afins – Letras, Psicologia, Educação, Gestão Escolar; ter nível linguístico mínimo B1 de acordo com o CEFR (Common European Framework), ou seja, habilidade leitora bem constituída.

Duração: 18 meses

Carga Horária: 360 horas

Encontros Semanais

Sábados, das 8h às 13h15

Unidade Sumaré

Avenida Dr. Arnaldo, 1793

Investimento: 18 parcelas de R$467,73

Grade

O curso propõe 360h-aula em 12 disciplinas, organizadas em três grandes eixos temáticos ou áreas de pesquisa: histórico de professor; didática; gestão e orientação escolar.

Abordagens Pedagógicas

Análise de Cenários

Avaliação: conceitos e instrumentos

Gestão de Professores – Formação e Desenvolvimento