O novo agente do Coronavírus chamado de COVID-19 causa dificuldades respiratórias, consequentemente uma inflamação muito grande nos pulmões, por isso, os pacientes podem entrar em falência respiratória. Dessa forma, a fisioterapia respiratória tem papel fundamental tanto no início do tratamento como na recuperação de pacientes mais graves.

“A fisioterapia respiratória é uma grande aliada porque fortalece a musculatura e promove uma prevenção no trato respiratório”.

A Coordenadora do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Sumaré, Professora Daniela Vaz, esclarece que os principais benefícios da fisioterapia respiratória incluem: Melhora da troca gasosa; Maior expansão pulmonar; Liberação de secreções do pulmão e das vias aéreas; Desobstrução e limpeza adequada de vias aéreas; Diminuição do tempo de internamento hospitalar; Facilita a chegada de oxigênio em todo corpo; Combate à dificuldade para respirar.

Exercícios respiratórios são fundamentais para melhorar a respiração e mobilizar os músculos ventilatórios, esta modalidade da fisioterapia pode ser feita também na UTI, inclusive com pacientes entubados, complementa Daniela.

Perguntamos a professora se há exercícios preventivos que preparam a musculatura respiratória, mesmo para quem não tem sintomas e não pretende ter.

“Claro que sim, e me sinto na obrigação de compartilhar esse benefício, não só com meus alunos do curso de Fisioterapia, mas com toda a comunidade acadêmica da Sumaré”.

Confira o vídeo que a professora oferece um treino respiratório, em nosso Instagram @Sumareoficial